O plano de emergência está orçado em cerca de 2500 contos. E contempla a construção de murros de proteções e evacuação da população em caso de inundações.

 

O Município de São Domingos, interior de Santiago, já dispõe de um plano de emergência para o período das chuvas que se aproxima. Plano esse que engloba vários tipos de actividades, nomeadamente campanhas de sensibilização, limpezas  e construção de murros de proteções para evitar deslizamentos de terras, nas zonas criticas.

Essa garantia foi dada pela vereadora do Urbanismo e Proteção Civil, Maria de Fátima Ferreira, esta segunda-feira, 3 de julho, a margem da abertura de formação dos bombeiros municipais e agentes de proteção civil que decorre durante uma semana naquele município.

“Já fizemos levantamento no terreno dos pontos críticos no concelho onde podem ocorrer possíveis situações de emergências, sobretudo evacuação dos moradores por causa de inundações. Já estamos também a construir murros de proteção para evitar deslizamento de terras em algumas localidades do concelho”.

Conforme Maria de Fátima Ferreira os pontos críticos, já identificados até agora, que correm riscos de ser inundadas são: as localidades de Boa Vista, Tenda e Colégio. “Derivado a confluências de várias linhas de águas, naquelas localidades quando a chuva é intensa o caudal não consegue dar vazão necessária. Estamos a fazer limpezas e desobstrução daquelas linhas de águas. E temos também previsto construção de pontes de acesso  para aquelas localidades”

Maria de Fátima Ferreira avança ainda que os espaços para acolher as pessoas em caso de evacuações já estão previstas. E acrescenta que o plano de emergência está orçado em cerca de 2500 contos.

 

Copyrigth: http://anacao.cv