Num verdadeiro abraço fraterno, os Municípios comprometeram-se a desenvolver um vasto programa de intercâmbio social, desportivo, educativo, ambiental e económico para difusão recíproca da cultura de ambas as comunidades, intensificando os laços de amizade e cooperação, em prol do desenvolvimento pleno dos concelhos geminados.
O Município da Madalena e o Município de São Domingos (Ilha de Santiago) assinaram, esta terça-feira, um acordo de geminação, com o intuito de criar relações e mecanismos protocolares, nas mais diversas áreas.
Alicerçando-se nas fortes similitudes geográficas entre estas regiões da Macaronésia e as afinidades culturais com Cabo Verde, a comunidade imigrante mais representativa e antiga nos Açores, geradoras de uma profunda amizade, a assinatura do protocolo veio assim reforçar a solidariedade ambos os Municípios, numa profícua relação de cooperação, que irá beneficiar o desenvolvimento pleno dos Concelhos.
“Com esta geminação pretendemos estreitar, cada vez mais, os laços que nos unem”, afirmou José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, acrescentando ao dirigir-se à comunidade cabo-verdiana presente na plateia "vocês conseguiram integrar-se, por isso fazem parte de nós".
Por sua vez, Clemente Delgado Garcia, líder da autarquia de São Domingos referiu que “este é um dia histórico para ambos os Municípios”, destacando ainda as fortes afinidades culturais de ambas as comunidades.
Ciente de que num mundo global, os Municípios surgem como atores transnacionais e a sua interação dentro da cooperação intermunicipal transnacional surge como resposta a um mundo cada vez mais competitivo, a Câmara da Madalena considera fulcral a assinatura de acordos como este, que conferem cada vez mais visibilidade ao Concelho.
Copyrigth: https://www.cm-madalena.pt