Hoje, São Domingos foi o palco do lançamento do projecto “Agroecologia para a conservação da paisagem terrestre e para a resiliência das comunidades rurais inseridas nas áreas protegidas e zonas de amortecimento das Ilhas de Santiago, Santo Antão e São Nicolau”.
Este projecto tem como promotores a Associação dos Amigos da Natureza, com sede na ilha de São Vicente e a CERAI (Centro de Estudios Rurales y de Agricultura Internacional) e como parceiros o Ministério de Agricultura e Ambiente e o INIDA (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário).

Este projecto beneficiará directamente cerca de 10.000 indivíduos sendo (51% mulheres) que compõem os agregados familiares residentes nas zonas de intervenção e de forma indirecta a População Rural dos 12 Concelhos estimados em 122.147 habitantes – 51% Mulheres.

O Grupo Alvo deste projecto é constituído por 30 Associações Rurais / Comunitárias localizadas nos seis Parques naturais e respetivas zonas de amortecimento e cerca de 270 Agricultores/as residentes nas zonas de intervenção e suas famílias, estimando um total de 1.350 indivíduos – 51% mulheres).

Zonas de Intervenção: Parques de S. Antão: Top Coroa Moroços, Cova/ Ribeira Torre / Paúl, Parque de S. Nicolau: Monte Gordo, Parques de Santiago: Serra Malagueta, Rui Vaz / Pico d’Antónia.