ALCATRAZ: Arqueólogos descobrem novos assentamentos humanos.

alcatrazes.jpg

É um dado histórico novo e remonta ao Século XV, uma “descoberta” que no entender do Edil de São Domingos ajuda a alavancar o turismo em São Domingos

Ao fim de duas semanas de pesquisas e escavações em Baía de Nossa Senhora da Luz, em Alcatraz, Município de São Domingos, na ilha de Santiago, arqueólogos de uma universidade inglesa revelam terem descobertos dois novos assentamentos humanos.

A fazer fé no que indicam os investigadores, a identidade Cabo-verdiana pode ter-se desenvolvida em Alcatraz, a partir da vivência de europeus e africanos, depois da saída de portugueses.

Christopher Evans, chefe da equipa da Universidade de Cambridge, fala em “descoberta extraordinária”, numa alusão a “três novos edifícios” que foram descobertos, em Alcatraz, e que segundo ele mostram a cultura, materiais e restos de alimentos usados no Século XV, por volta de 1525.

Face ao que se descobriu, os investigadores admitem que a “génese de tudo” afinal está em Alcatraz.

O Presidente Clemente Garcia ficou maravilhado com estas descobertas e já fala em “valorizar, e de que maneira” o sítio que segundo garantiu será alvo de obras de benfeitoria de modo a proteger a história.

O Autarca observa que o seu Município tem praticamente “todas as valências” para o turismo, e estas novas descobertas podem colocar São Domingos num novo patamar.

Nas últimas duas semanas, um grupo de 8 investigadores da Universidade de Cambridje, com apoio de nacionais, realizaram escavações na Baía de Nossa Senhora da Luz, novos dados para a história de Cabo Verde.