A Câmara Municipal de São Domingos vai retomar “de imediato”, assim que for levantado o estado de emergência, as obras dos trabalhos de adução de água para o abastecimento às localidades de Achada Lama, Cancelo e Achada Baleia.
O autarca Clemente Garcia adiantou à Inforpress que o projecto, que já vai na sua segunda fase, encontra-se a meio do percurso e está avaliado em três mil contos, no âmbito do Projecto Impacto – Plataforma das Autarquias Locais e que a autarquia está na disponibilidade de completar a fasquia que eventualmente possa ser necessária.
Para o efeito, as referidas localidades foram contempladas esta terça-feira com uma visita técnica efectuada para se inteirar sobre o processo de abastecimento de água e dar a conhecer à nova responsável de Agência Águas de Santiago (ADS) em São Domingos, Elisabeth Gonçalves, informações sobre os projectos em andamento.
A rede de água, segundo o autarca, já chegou aos referidos povoados através dos reservatórios/chafarizes, faltando neste momento a conclusão da segunda fase, que é a ligação domiciliária.
O presidente desta municipalidade assegura que o concelho tem vindo a registar uma melhoria na distribuição de água e promete tudo fazer “para, em concertação com a ADS e o Governo”, aumentar o nível de satisfação dos serviços prestados num momento particularmente difícil que se está a viver.
Reconhece que o momento exige a disponibilidade e melhor distribuição do precioso líquido, melhorando assim a qualidade de vida dos munícipes.
À Inforpress, anunciou por outro lado, que a autarquia dispõe de um projecto estruturante orçado em cinco mil dólares (cerca de 5500 contos) valor projectado para a resolução do problema de ligação à rede nas zonas altas do centro da cidade, designadamente, Caiada, Água de Gato e Lém Pereira.
Isto para resolver o problema de ligação no centro da cidade da Várzea da Igreja e que tem dificultado o abastecimento às zonas altas, pelo que se pretende proceder à substituição da referida rede, capaz de conduzir a água para o município limítrofes de São Lourenço.