A Câmara Municipal de São Domingos, em Parceria com o Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Família e Inclusão Social implementou o trabalho de execução de programa de assistência e cuidados a domicílio aos idosos em isolamento e em situação de dependência em vários municípios do país.
Os idosos constituem um dos principais grupos de risco para a pandemia de COVID-19, principalmente os que vivem em situação de risco e de vulnerabilidade.
Importa informar que já foram atendidos 98 idosos que estão inseridos no Cadastro Social Único e mais 36 que não estão cadastrados.
O trabalho foi dividido em duas fases, sendo a primeira a fase da triagem que consiste em identificar as pessoas idosas, conhecer as suas principais necessidades, os seus problemas de saúde, dando especial atenção aos acamados, os que vivem sozinhos, aos cadeirantes e aqueles que vivem em situação de precariedade.
A segunda fase engloba conjunto de cuidados para com os idosos, tais como: arrumação de casa, banho, diálogo, entre outros tipos de ofício.
O Concelho conta neste momento com três cuidadoras (Cleidine Marlise Lopes Rodrigues, Elizandra Moreno Varela e Carla Romira Freire Moreira) que tem como missão cuidar dos idosos do nosso município.
Iniciaram o trabalho no dia 20 de abril e tem a duração de 4 meses