Decisão hoje formalizada, permite entrada de cerca de 770 milhões de Escudos. PM fala em “decisão acertada” que vai aumentar os investimentos em redes de mobilização da água e da sua distribuição

 

O Estado de Cabo Verde acaba de formalizar a sua entrada na estrutura societária da Águas de Santiago, AdS, ao assumir 49% do capital social da empresa que abastece os 9 Municípios da Ilha de Santiago.

Numa reunião realizada, esta manhã, entre o Governo e os Presidentes de Câmaras Municipais da Ilha de Santiago, concluiu-se as negociações entre as partes  fica formalizada a entrada do Estado que assume, assim, 49%, e que representa uma entrada de capital no valor de 770 milhões de Escudos.

O Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, que liderou a reunião, explicou que o “principal interesse” do Governo nesta entrada  no capital da AdS “é a melhoria” das condições de mobilização e distribuição da água, bem como a “qualidade” do mesmo para as pessoas.

“O acesso à água é um direito humano muito importante que o Estado deve assegurar à população, para que possa viver bem e desenvolver as suas atividades económicas”, escreveu numa publicação na rede social Facebook.

UCS fala em “decisão acertada” que vai aumentar os investimentos em redes de mobilização da água e da sua distribuição, mas também da mobilização de energia alternativa para fazer diminuir o preço da água, assim como melhorar a gestão da empresa e sua capacidade de resposta.

Os Municípios falam em decisão “muito assertiva”. Beto Alves, Autarca de Assomada e Presidente da Assembleia Geral da AdS observa que com esta entrada, vão poder “assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade” da empresa de produção e distribuição de água na maior Ilha do País. Esta entrada permite à AdS ” ter capacidade para financiar investimentos que são necessários para assegurar o abastecimento” de água às populações.