Informação foi avançada pelo Ministro da Agricultura e do Ambiente, Gilberto Silva, que avança também para dentro de um mês funcionamento da primeira dessalinizadora de água salobra, na comunidade de Móia-Móia, para mobilizar mais água para a agricultura.
O Ministro da Agricultura e do Ambiente que ontem visitou o Município de São Domingos, para constatar “in loco” o andamento de um conjunto de intervenções no domínio da água e agricultura que estão sendo levados a cabo, garantiu que o Governo vai investir 553 mil contos em projetos de melhoria de abastecimento de água na Ilha de Santiago.
Conforme o governante, está-se a dar uma “grande importância” à temática da água, no domínio do abastecimento público, bem como para o setor da agricultura. “No domínio do abastecimento público e dentro do contexto de emergência hídrica que o País atravessa, o Governo está a investir esse montante, em várias intervenções em toda a Ilha (de Santiago) com a instalação de dessalinizadoras onde já se iniciaram os trabalhos de perfuração para abastecer as dessalinizadoras a serem instaladas nas localidades de Ribeira da Barca e Ribeira das Pratas” disse.
De acordo com Gilberto Silva, haverá, com essas intervenções, melhorias em distribuição e qualidade de água também nos Municípios de São Domingos e São Lourenço dos Órgãos, cujas obras estão no processo de colocação de condutas.
Durante a visita que efetuou, o governante tomou pulso a projetos hidroagrícolas nas localidades de Móia-Móia, Achada Baleia e Tinca, um investimento que ultrapassa os 25 mil contos, com trabalhos de captação, equipamento de furos com painéis solares e construção de reservatórios para que a água seja distribuída diretamente nas parcelas dos agricultores, “nos chamados cabeçais de rega”, beneficiando mais de 100 famílias.
Ainda nessa visita foi anunciado que dentro de um mês começará a funcionar, na comunidade de Móia-Móia, a primeira dessalinizadora de água salobra, como forma de mobilizar mais água para agricultura.
Fonte: opaís.cv