Classificação consta de uma portaria do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, que entra hoje em vigor

A antiga povoação de alcatrazes, área de 2,7 quilómetros quadrados, no Município de São Domingos, foi classificada como património nacional.

Classificação consta de uma portaria do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, que entra hoje em vigor.

“O ato formal de classificação imputa responsabilidades aos vários intervenientes na gestão patrimonial, resultantes do pato patrimonial entre os principais atores públicos e privados”, refere a portaria.

Localizada na parte oriental da Ilha de Santiago, perto de uma baía desolada, Alcatrazes teria sido a segunda povoação de Cabo Verde, desenvolvida ao mesmo tempo que Ribeira Grande, Cidade Velha, mas rapidamente abandonada devido à aridez do local.

“A diversidade patrimonial edificada no Arquipélago marca, indelevelmente, a importância de Cabo Verde no contexto da expansão Portuguesa no mundo e, perante a necessidade de valorizar e conservar as suas heranças patrimoniais, o Governo de Cabo Verde, através do Instituto do Património Cultural, vai salvaguardar a sua herança cultural, através de classificação”, lê-se ainda.

Relatos históricos referem que a edificação de Alcatrazes arrancou em 1462, logo após a descoberta das Ilhas de Cabo Verde pela Coroa Portuguesa, mas que começou a ser gradualmente abandonada cerca de 50 anos depois.

fonte: opais.cv

A imagem pode conter: céu, árvore e ar livre