Câmara Municipal de São Domingos, em parceria com a Direção Nacional da Indústria, Comércio e Energia no âmbito do plano de melhoria da produção e comercialização de Aguardente de cana-de-açúcar, têm em curso 2 dias de formação sobre as “Boas Práticas de Produção do Grogue”, direcionados aos produtores locais.
De acordo com a vereadora da área de Indústria, Turismo, Comércio, Empreendedorismo e Ambiente, Zuleika Rodrigues o objetivo central da formação é capacitar os produtores de aguardente, informá-los e formalizar os que estão informais, visto que o concelho tem cerca de 100 produtores e maioria não estão formalizados.
Os Produtores do grogue José Hermínio Gonçalves e João Mendonça que estiveram presentes na formação apontaram como maior dificuldade a “fiscalização”, pois afirmaram que a Inspecção-Geral das Actividades Económicas - IGAE deveria dar cobertura a todas as localidades onde existem unidades de produção do grogue, para evitar que se produza produto de má-qualidade.
O Presidente da Câmara realçou a importância desta formação, pois o foco principal é capacitar os produtores para que estes possam dar respostas, cumprindo com as regras sanitárias impostas pela lei, fazendo com que eles atinjam outro patamar, que é o mercado internacional.
“Nós queremos criar a nossa própria marca “made in São Domingos”, com vista a alcançar outros mercados internacionais, visto que o mercado local é reduzido”, frisou o presidente Isaías Varela.
O presidente afirmou ainda que com esta atividade contribuirá para alavancar a economia local, criando assim postos de trabalho, com o intuito de diminuir a pobreza local.