O anúncio foi feito, hoje, pelo Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaias Almeida Varela, no âmbito da visita do Ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire ao nosso município.
O objetivo da visita é inteirar-se dos programas que o governo tem no município de São Domingos em parceria com a Câmara Municipal. Nesta linha o Edil Camarário, Isaías Varela, apontou um leque de desafios que o município enfrenta nomeadamente falta de transporte para os cuidadores de idosos, jardins em fase de degradação, cadastro social, entre outros.
Em relação aos cuidadores de idosos o Ministro da Família e Inclusão Social, afirmou que pretendem aumentar o dobro do número de cuidadores e contemplar com um transporte para este ano.
“Neste momento temos 7 cuidadores no município de São Domingos e queremos aumentar para mais 50%, ou seja, aumentar pelo menos 14 durante este ano de 2021. Neste momento temos cerca de 67 num total de 167 idosos do concelho de são domingos e pretendemos atingir nos próximos tempos pelo menos 127 idosos”, salientou o Ministro, Fernando Elísio Freire.
O Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, fez saber que tem um projeto para criar um “Centro-Dia” em parceria com a Igreja Católica, Cruz Vermelha, entre outros, para abarcar os idosos do município.
O Ministro que tutela a pasta da Família e Inclusão Social frisou ainda que pretendem aumentar o acesso de crianças (com rede de cuidados) à jardins e creches do município de São Domingos em articulação com a Câmara Municipal.
Na área do Programa de Rendimento Social já foram cadastradas 527 famílias, que com o alargamento foram incutidas mais 695.
O Ministro salientou que o governo manterá “a mesma postura com Câmara Municipal, o tratamento institucional adequado, leal, transparente e também fazer com que o sucesso do Governo seja sucesso da Câmara e da População de São Domingos”.