O presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, disse hoje que a taxa de execução do orçamento e o plano de atividades de 2020 na autarquia Sandominguense ficou-se pelos 49 por cento (%).
Isaías Varela, que assumiu a presidência da Câmara Municipal de São Domingos, depois das eleições autárquicas de 25 de Outubro, salientou que faltou à equipa anterior liderada por Clemente Garcia “capacidade de mobilização de recursos” para a realização das atividades previstas.
O autarca, que falava aos jornalistas à margem da sessão ordinária da Assembleia Municipal, tendo na agenda a apreciação do relatório de atividades de conta de gerência de 2020, avaliou de forma negativa os dois instrumentos.
“A apreciação que fazemos do relatório de atividades e da conta gerência não é nada positiva. Se formos ver pela taxa de execução constatamos que ficou pelos 49%, o que demonstra que em termos daquilo que foi planificado durante o ano de 2020 a maioria não foi realizado”, explicou.
Isaías Varela declarou-se ciente das dificuldades registadas ao longo do ano de 2020 devido à pandemia de covid-19, mas salientou que o contexto difícil não justifica de todo o fraco desempenho da equipa anterior, até porque, sintetizou, para certos projetos havia disponibilidade de recursos.
“Sobretudo, onde havia disponibilidade de recursos para realização das atividades, nós entendemos que não foram bem implementadas. E isso leva-nos a apreciar de uma forma pouco satisfatória o relatório de atividades e a conta de gerência”, reforçou.
O orçamento previsto para 2020 foi de 459 mil contos e estavam previstos recursos para serem mobilizados, a nível da cobrança de impostos, através dos fundos de Ambiente e do Turismo, e através do Programa de Reabilitação e Requalificação das Acessibilidade (PRRA), que a gestão anterior “não conseguiu mobilizar por falta de capacidade”.
Entendimento contrário apresentou o representante da bancada do Movimento para a Democracia (MpD, no poder até Outubro).
José Carlos Fernandes, que fez uma avaliação positiva da execução do orçamento e do plano de atividades, indicou que, apesar da situação de crise o relatório de atividades e conta de gerência demonstram que “muitas atividades” planificadas foram realizadas, sobretudo, a nível social.
“No relatório destacamos, sobretudo, o apoio às famílias nas duas freguesias – Nossa Senhora da Luz e em São Nicolau Tolentino. Em termos de execução podemos constatar que a maioria das atividades programadas foram realizadas muitas outras acções que nem estavam previstas foram implementadas, pelo que avaliação é extremamente positiva”, adiantou.
Por seu lado, Ulisses Borges, líder da bancada do PAICV (no poder desde 14 de Novembro de 2020), apontou “uma série de irregularidades cometidas pela gestão anterior”, nomeadamente “obras cujos orçamentos foram totalmente executados e os trabalhos ficaram inacabados”.
“Nós temos várias obras que aparecem como requalificação, mas que foram apenas intervenções e que não mostram claramente o que de facto foi realizado, quem fez os trabalhos e o montante gasto na sua execução”, disse, apontando para obras nas zonas de Choupana e Figueira Branca.
A apreciação dos relatórios prossegue numa sessão que tem ainda como outros pontos de agenda a apreciação e a aprovação da proposta de retificação orçamental do ano económico de 2021 e a apreciação e aprovação do plano estratégico municipal de desenvolvimento sustentável.
Inforpress

Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé