Pode ser uma imagem de 4 pessoas, pessoas em pé e interiores
O Hospital central Agostinho Neto, na cidade da Praia, manifestou se motivado e engrandecido com os materiais hospitalares oferecidos, quarta-feira, 25, pela Câmara Municipal de São Domingos em parceria com a Associação Espanhola Ayuda Contenedores
 
“Quando temos parceiros envolvidos em causas sociais, sentimos engrandecidos e motiva- nos a fazer cada vez mais para melhorarmos a assistência na saúde”, manifestou o Presidente do Conselho de Administração do Hospital Agostinho Neto (HAN), Imadoeno Cabral, durante o ato de entrega desses materiais hospitalares que foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela.
Na ocasião, Imadoeno Cabral também se referiu à importância da doação, destacado que o custo dos materiais hospitalares é extremamente elevado face à limitação dos recursos financeiros do HAN. Por outro lado, alertou que, devido à pandemia da Covid-19, os recursos destinados à saúde estão cada vez mais limitados e insuficientes.
Por sua vez, o edil Isaías Varela, que esteve acompanhado das vereadoras Ivanilde Sena de Carvalho e Inês Gonçalves, vincou o objetivo da Câmara Municipal de São Domingos de contribuir, com ajuda de parceiros, para melhorar o sistema de saúde em Cabo Verde.
 
“É nessa ótica que identificámos alguns parceiros a nível de organizações da sociedade civil para ajudar-nos na mobilização de recursos, sobretudo para reforçarmos a capacidade da nossa delegacia de saúde, mas também pensando no Hospital Agostinho Neto”, afirmou Isaías Varela, ciente de que, conforme defendeu, “quando apetrechamos a nossa delegacia de saúde com certeza estamos a reduzir a pressão a nível do hospital central”.
Isaías Varela prometeu que a autarquia pretende continuar a dar a sua contribuição para a melhoria da política de acesso à saúde em Cabo Verde. “É nesse espírito de djunta mo e de sinergias que podemos fazer grande diferença neste país. Essa nossa ação não fica por aqui, mas sim irá estender”, prometeu.
O ato de entrega dos equipamentos hospitalares também contou com a presença do Presidente da Associação Espanhola Ayuda Contenedores, Daniel Cardoso, que aproveitou o momento para agradecer a Câmara Municipal de São Domingos pela vontade e facilidade na concretização da parceria estabelecida facto que, conforme fez questão de reconhecer, “dá- me mais força para poder fazer o meu trabalho em Espanha e continuar a dar o meu
contributo”.
Refira-se que, entre os vários os equipamentos doados pela Câmara Municipal de São Domingos, constam máscaras de proteção individual, botas de proteção para cirurgia, materiais para a área de estomatologia e cirurgia, pipetas para laboratório, entre outros.