O nosso Concelho, mais concretamente a Delegação Municipal de Milho Branco, acolheu, domingo, 14, um evento denominado “Diálogo Global ODOS” sobre o “Acesso ao tratamento da Diabetes”, organizado através de uma parceria entre a Câmara Municipal e ODOS, programa de empreendedorismo humanitário fundado pela embaixadora da boa vontade, Dra. Janice Da silva, que foi, durante 20 anos, funcionária de diferentes agências das Nações Unidas.
A par de um painel com diversas intervenções sobre o “Acesso ao tratamento da Diabetes”, esse evento, promovido em comemoração do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala a 14 de novembro, também ficou marcado por um desfile denominado “Dressing Up Fraternity” (Vestindo Fraternidade), organizado pela Dra. Janice Da silva que é Embaixadora e Fundadora da ODOS.
De entre as intervenções no diálogo sobre o acesso ao tratamento da Diabetes destacam-se as da Embaixadora e Fundadora da ODOS, Dra. Janice Da silva, do Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, da Dra. Edite Pereira, em representação do Representante da OMS em Cabo Verde, do Presidente da Global Peace Lets Talk, Nikki de Pina, do Embaixador da AHIABGA, Andrew Williams Jr, da Vereadora pelo Pelouro de Saúde da Câmara Municipal de São Domingos, Ivanilde Sena, e da representante da Delegacia de Saúde de São Domingos, entre outras intervenções.
Na sua alocução, a Dra. Janice Da silva, destacou o fato de São Domingo ter sido um dos municípios pilotos escolhidos para receberem o “Diálogo Global ODOS” que vai beneficiar as pessoas com ações de capacitação em desenvolvimento sustentável e empreendedorismo e ainda “coaching” no desenvolvimento de ações locais de corte e costura, gestão emocional e localização dos dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
SÃO DOMINGOS: CIDADE IDEAL PARA SER A CIDADE GLOBAL DUFRA
“São Domingos é a cidade ideal para ser a cidade global DUFRA (Dressing Up Fraternity -Vestindo Fraternidade). Vejo serenidade, elegância, boa vizinhança, muito, mas muito sorriso nas suas gentes Sr. Presidente. Gosto de tudo em São Domingos”, explicou a fundadora de ODOS, Dra. Janice Silva.
Fazendo jus à efeméride, Dia Mundial da Diabetes, a Dra. Janice Silva, manifestou o seu desejo de contribuir para que todos os diabéticos pobres do nosso Município não sejam deixados para traz.
“Queremos construir com todos uma forma inovadora de promoção da paz e do meio ambiente sustentável. O intercâmbio cultural das comunidades locais, a construção de uma base com engajamento de todos poderá ser sólida para a continuidade de uma sociedade Sãodominguense global estrategicamente preparada, através da educação para a resiliência humana, onde todos os diabéticos pobres não sejam deixados para traz pelo simples fato de serem pobre”, defendeu a Dra. Janice Silva.
Por seu lado, o Edil, Isaías Varela agradeceu a escolha do município de São Domingos para receber o “Diálogo globalODOS” e destacou a importância desse programa.
“Consideramos que a importância desse “Diálogo global ODOS” é incomensurável, porquanto apela à solidariedade global e local em relação ao acesso à saúde de qualidade, solidariedade, essa que é particularmente relevante para países com parcos recursos como Cabo Verde”, frisa o autarca, Isaías Varela.
Nesse sentido, Isaías Varela saudou o facto de o programa “Diálogo global ODOS” promover ações de capacitação em desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e outros benefícios para a população de São Domingos.
De realçar que, além dos conferencistas, esse evento, “Diálogo Global ODOS” sobre o “Acesso ao tratamento da Diabetes”, contou ainda com a presença do representante da Associação Fisioterapeuta de Cabo Verde, do Diretor da Casa Mente Sã, Dr. Eduíno Moniz, do representante da ODIF, da Costureira Aldina da Freguesia de Nossa Senhora da Luz que fez os vestidos das crianças presentes no desfile, os costureiros Cizo Gamboa, Mary Djeiny e Suzana, e os Vereadores da Câmara Municipal de São Domingos, Edmilson Almeida, Nelson Barros, Zuleika Rorigues e Jaime da Rosa.
O Programa DUFRA (Dressing Up Fraternity) da Iniciativa Global ODOS (One Dress, One Smile), conta com a parceria da AHIABGA (Ad Hoc Advisory Board Internacional dos Embaixadores da Boa Vontade) e Líderes da Paz para a localização dos ODS, Five Points Youth Foundation, Global Peace Let’s Talk, African Coaches League, Mahatma Gandhi Central University of Bihar, House of Perpectual Help, Alliance for Humanity, African Coaches League, e a Associação Cabo-verdiana de Crianças e Jovens Adultos Diabéticos.
Os diálogos globais ODOS que tem decorrido em várias partes do mundo têm contribuído para chamar a atenção das pessoas para a importância da solidariedade global para fazer face à crise da pandemia da COVID 19 e demais desafios da humanidade como o acesso à saúde de qualidade.
Sendo assim, ao ser escolhido para receber os diálogos globais ODOS, o Município de São Domingos beneficia da expertise de mais de 20 instituições internacionais membros desse fórum diálogos globais ODOS.
DIA MUNDIAL DA DIABETES
A cada 14 de novembro, a comunidade internacional comemora o Dia Mundial da Diabetes para despertar consciências em relação ao crescente fardo desta doença e às estratégias para a prevenir e tratar.
A Câmara Municipal de São Domingos está totalmente aberta e disponível para juntamente com as instituições ligadas à saúde e os parceiros, nacionais e internacionais, participar ativamente, não só na conceção, como também na implementação de iniciativas, projetos e programas que visam a melhoria da saúde e o tratamento da Diabetes em particular.
O tema escolhido para este ano e os próximos anos (até 2023) é o “Acesso aos cuidados da Diabetes”, uma vez que demasiadas pessoas ainda não têm acesso a meios de diagnóstico, medicamentos e dispositivos de monitorização que possam ajudar na gestão da Diabetes.
A Presidente da Associação de Crianças e Jovens Diabéticos de Cabo Verde (ACCJAD), Edna Morreira, mostra-se preocupada com o aumento dos casos da diabetes e deixa um apelo.
“Defendemos mais esforços para evitar que o aumento de casos continue. É necessário fazer com que cada um de nós, que temos responsabilidade na gestão do país e, em particular na área de saúde, assumamos esforços mais robustos para evitar que os casos da Diabetes continuem aumentando no nosso país”, apela a Presidente da ACCJAD.
Este ano marca também o centenário da descoberta da insulina em 1921, um feito científico que mudou a vida das pessoas que vivem com Diabetes. Mas cem anos depois desta inovação extremamente importante, a morte prematura de pessoas com diabetes permanece elevada em muitos países africanos, devido ao diagnóstico tardio e à falta de acesso à insulina.