O nosso edil, Isaías Varela, está satisfeito com o nível de engajamento e comprometimento de diversos parceiros manifestado durante o “Fórum de Mobilização de Parcerias para o Relançamento da Economia de São Domingos” realizado nos dias 26 e 27 de novembro na localidade de Rui Vaz.
“Saio daqui muito feliz porque os nossos parceiros demonstraram que querem comparticipar no processo de desenvolvimento do Município de São Domingos”, afirmou Isaías Varela, destacando não só a presença de vários parceiros no evento, mas também as diversas intervenções em termos de comprometimento em cofinanciar as ações e projetos apresentados durante o Fórum.
O Presidente da Câmara Municipal também destacou a participação dos quadros de São Domingos no país e na diáspora, quer através de presença física, quer através da Plataforma Zoom que transmitiu o Fórum na íntegra para diversas redes sociais e não só.
A abertura do fórum foi presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis, que, para além de elogiar a iniciativa, partilhou a visão de descentralização do Governo.
O chefe do escritório conjunto das Nações Unidas (PNUD, UNICEF e UNFPA) em Cabo Verde, Steven Ursino, que também falou na abertura do Fórum, considerou que a iniciativa testemunha a urgente necessidade de agir para responder aos grandes anseios da população, nomeadamente a mais vulnerável, que foi mais afetada pela pandemia da covid-19.
A cerimónia de abertura também contou com a presença do Diretor Nacional do Planeamento, Gilson Pina, que destacou o fato de São Domingos ser um município privilegiado no que toca a condições de atração de investimento privado.
A cerimónia de encerramento contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal, Isaías Varela, e da Presidente da Assembleia Municipal de São Domingos, Felismina Moreno.
EQUIPA DE SEGUIMENTO
No final do Fórum, o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, também anunciou a criação de uma equipa de seguimento que vai começar a delinear planos de trabalho concretos com cada um dos parceiros, sendo que, a Câmara Municipal pretende organizar, nos próximos 4 a 5 meses, uma mesa redonda com os principais parceiros e doadores, visando a concretização dos engajamentos.
Refira-se que, no decorrer do Fórum, a Câmara Municipal de São Domingos e a Agência de Regulação Multissectorial da Economia (ARME) assinaram um protocolo, visando a implementação de um Sistema de Toponímia e Endereço Municipal bem como o acesso à Internet em locais públicos pelas populações.
Isaías Varela também anunciou para os próximos dias a assinatura de um protocolo com uma empresa privada na área de energias renováveis, que não chegou a efetivar durante o Fórum, como inicialmente previsto, por questões de agenda.
O fórum contou com a participação de responsáveis de várias instituições nacionais, quadros e técnicos de diversas áreas, empresários e investidores, entre outros.
Esse evento promoveu debates em torno de painéis temáticos e respetivos projetos que foram formulados tem em vista a obtenção de resultados concretos em três eixos que a Câmara Municipal de São Domingos considera que são os mais prioritários e relevantes, a saber: i) a governança para a modernização administrativa, mobilização de recursos para infraestruturação e promoção de desenvolvimento local; ii), investimentos emergenciais no contexto da crise pandémica e de lançamento das bases, para transformação económica e social no município e iii) empreendedorismo, emprego, formação profissional, Igualdade, Equidade do Género e Ambiente.