Vinte alunos da Escola Secundária “Fulgêncio Tavares” participaram recentemente numa conferência sobre a Violência Baseada no Género (VBG) promovida pelo pelouro de Educação da Câmara Municipal de São Domingos em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG).
Realizada no âmbito dos 16 dias de ativismo pela não violência contra as mulheres, a referida conferência, realizada a 4 de novembro, na Delegação Municipal de Milho Branco, abordou, entre outros temas, as causas e consequências da Violência Baseada no Género (VBG), os tipos de violência, sexo e género.
Segundo a psicóloga Nadine Dias, a abordagem da Violência Baseada no Género (VBG), não só teve como objetivo informar, mas também formar os estudantes e jovens em geral sobre os diversos aspetos dessa problemática.
“Muitas vezes, a violência acontece devido à forma como pensamos, visto que aquilo que consideramos certo ou errado, é o que os nossos pais e avós nos transmitiram”, argumentou a psicóloga Nadine Dias, notando que os estudantes manifestaram-se satisfeitos com a conferência e deixaram o apelo para que sessões do género sejam realizadas mais vezes.
Durante a conferência, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a Lei da Violência Baseada no Género (VBG), cuja apresentação esteve a cargo do representante da Polícia Nacional de São Domingos, Manuel Miranda.
 
Pode ser uma imagem de 12 pessoas, pessoas sentadas e pessoas em pé