Durante esta manhã, o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, acompanhado pelos Vereadores, Zuleika Rodrigues e Edmilson Almeida, reuniu-se com Representantes do Instituto Marítimo e Portuário (IMP).
O encontro, dá sequência a uma série de contactos com entidades privadas, que vêm sendo estabelecidos pela Câmara Municipal, no âmbito da materialização de um conjunto de projetos visando a requalificação da orla marítima de São Domingos.
Segundo o Edil Isaías Varela, a realização desses projetos permitirá a maximização das potencialidades do Município e, subsequentemente, impulsionará o desenvolvimento local, através do fomento da atividade turística e empresarial, a par de fomentar o emprego jovem e, desta forma, gerar rendimentos em beneficio das Comunidades locais.
Destaca-se o projeto implementado em 2021, que permite dotar a orla marítima de agentes nadadores / salvadores. Porém, de acordo com a Vereadora responsável pelos pelouros da Industria, Turismo, Comercio, Empreendedorismo e Ambiente, Zuleika Rodrigues, não obstante a avaliação positiva, a materialização de algumas ações foi comprometida pela insuficiência de meios financeiros e materiais disponibilizados pelo Poder local.
Contudo, para 2022, o Instituto Marítimo e Portuário, concebeu um plano nacional de proteção, para as áreas balneares com maior afluência no verão, envolvendo formações direcionadas para a capacitação de agentes nadadores / salvadores e, de primeiros socorros, bem como, a disponibilização de meios materiais e equipamentos necessários às operações.
Refira-se que o território Municipal de São Domingos detêm importantes praias, nomeadamente nas localidades de Praia Baixo e São Francisco, as quais serão contempladas pelas ações do referido projeto, e que se enquadram no programa de desenvolvimento municipal que vem sendo implementado pela Edilidade.
A aposta na capacitação e treinamento dos jovens visa impulsionar o desenvolvimento das diferentes Comunidades locais.