Os deputados do Movimento para Democracia por Santiago-Sul estiveram na manhã do dia 11 de Maio, em São Domingos. para preparar o debate sobre o Programa de Governo que irá ser discutido no Parlamento, entre os dias 23 a 25 de Maio.
Na Câmara Municipal, ouviram do Edil Franklin Tavares que o emprego é a prioridade das prioridades para uma população jovem (ronda os 60 por cento), num concelho rural e com problemas específicos.
Apesar da melhoria no abastecimento de água depois do encontro que manteve com o Sr. Presidente da República, o nosso Presidente da Câmara insiste na resolução da questão do abastecimento, pelo menos que chegue às populações com maior regularidade, até que as obras já iniciadas de adução, financiadas pelo MCC terminem.
O apoio na aquisição de autocarros para assegurar o transporte escolar, a reabilitação de casas – só em S. Domingos foram identificadas cerca de 3 mil habitações em situação de risco -, a asfaltagem da estrada Nazaré/Praia Baixo, a construção de outras estradas e vias de penetração e o aumento do Fundo Financeiro Municipal foram mais preocupações elencadas aos Deputados.
Assim como a electrificação de sete localidades do concelho ainda ás escuras – Mato Afonso, Banana, Ribeirão de Cal, Mendes Faleiro Cabral, Mendes Faleiro Rendeiro, Chaminé e Pau de Saco -, e o apoio na construção de infra-estruturas desportivas.
Satisfeitos com o encontro, os deputados prometeram levar estas preocupações junto do Governo para ver de imediato algumas questões resolvidas, principalmente a criação do emprego público e a reabilitação das casas degradadas.
Estiveram presentes no encontro, para além do edil de S. Domingos e os Vereadores António Gonçalves e Hermínia Carvalho, os deputados Alcides de Pina, Isa Costa, Lúcia Passos, Paulo Veiga e Luís Carlos Silva.