Uma comitiva do Município de Lagoa, constituída pelo presidente da Assembleia Municipal José Águas da Cruz, pela vereadora Anabela Simão e por Jorge Cabrita, responsável pelo Gabinete de Geminações, fez uma visita oficial, entre 9 e 15 de Março, a São Domingos, em Cabo Verde. Lagoa e São Domingos são concelhos geminados desde 1997.
O município caboverdiano tem um novo executivo municipal desde as últimas eleições em Setembro do ano passado, chefiado por Clemente Delgado Garcia, pelo que a visita da comitiva algarvia não se limitou à participação nas festividades comemorativas da criação do concelho, mas manteve também reuniões e fez visitas a equipamentos municipais, «no sentido de repensar o nível de cooperação existente entre os dois Municípios, abrindo novos horizontes e delineando ações específicas», explica a Câmara de Lagoa, em nota de imprensa.
Como tem sido habitual desde 2015, a comitiva lagoense levou material didático e escolar, equipamentos desportivos e livros infantis, angariados pelos Serviços de Educação, Serviços de Juventude e Desporto e Gabinete de Geminações, desta vez para equipar a Escola do 1º ciclo do ensino básico da Praia de Baixo.
A delegação de Lagoa participou ainda na abertura do Festival de Música da Praia de Baixo e na inauguração da Feira de Artesanato, Saúde e Agropecuária da Vila de São Domingos.
As comemorações do dia do Concelho tiveram início com uma Missa de Ação de Graças na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Milho Branco, a que se seguiu a Sessão Solene da Assembleia Municipal, no Salão Nobre da Delegação do Município de Nossa Senhora da Luz, que contou com a presença do primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Silva, dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara de São Domingos, Martinho Landim e Clemente Delgado Garcia, do restante executivo, bem como das comitivas das cidades geminadas com São Domingos – Lagoa, Barcelos, Vila Nova de Famalicão e Gondomar – e ainda dos presidentes das Câmaras da Ilha de Santiago e outras personalidades locais e regionais.
No seu discurso, a vereadora Anabela Simão salientou que «olhando para o futuro» e apostando no «crescimento da formação dos quadros técnicos e na aposta na juventude», o Município de Lagoa comparticipou em quatro bolsas de estudo para que outros tantos jovens do Município de São Domingos frequentassem a Universidade do Algarve.
A autarca algarvia acrescentou que é um «grande orgulho para ambos os Municípios ter como vereadora do Município de São Domingos uma jovem licenciada em Engenharia Civil pela Universidade do Algarve, com apoio da bolsa atribuída pelo Município de Lagoa, que irá certamente em muito contribuir para o desenvolvimento do concelho».
Anabela Simão concluiu dizendo que «a experiência da geminação destes Municípios irmanados é muito positiva e, volvidos 20 anos, olhando para os novos desafios que o futuro adivinha, há que aprofundar ainda mais as relações entre ambos, no sentido de uma maior inovação e dinamismo, cooperação que será reforçada institucional e pessoalmente com a disponibilidade do Município de Lagoa e de São Domingos para abraçarem este novo desafio».
copyright: http://www.sulinformacao.pt