A Câmara Municipal de São Domingos recebeu esta terça-feira, 30, um Camião Bombeiro de combate a incêndios doado por um parceiro amigo de São Domingos, em colaboração com a Câmara de Contern/ Bombeiros de Contern, Luxemburgo.
Com este gesto, o município fica, doravante, melhor preparado no domínio do combate a incêndios, mas também de prestação de socorro em casos de acidentes rodoviários e outras sinistralidades, que podem requerer a necessidade de uma viatura do gênero.
O edil, Clemente Garcia, considera que este veículo vai “revolucionar” os serviços dos bombeiros e proteção civil no concelho.
“São Domingos é um concelho muito importante e bem localizado, detentor de um grande perímetro florestal nas localidades de Rui Vaz e Loura. E, para além disso, diariamente, depara – se também com uma forte afluência de pessoas e viaturas que circulam entre a cidade da Praia e o interior da ilha de Santiago”.
Por isso, Clemente Garcia confessa que este camião, com muitas valências, fazia falta ao município.
“Estamos certos que este veículo irá ajudar-nos a resolver os problemas em caso de acidentes ou incêndios no concelho. Trata – se de um camião com muitas valências devidamente equipado com materiais para desencarceramento. O que acaba por nos ajudar a resolver um dos grandes problemas que enfrentávamos no município quando há registo de acidentes graves. Em certos casos, para socorrer as vítimas, muitas vezes, tínhamos que solicitar ajuda dos bombeiros municipais da Praia”.
Neste momento, o autarca diz que os profissionais locais estão em “condições” de prestar os referidos serviços com meios próprios e “ajudar os concelhos caso precisarem”.
Entretanto, espera que não venha a ser preciso a sua utilização.
Aquele responsável adianta ainda que o desafio, agora, é apostar na formação dos bombeiros.
Para o efeito, a autarquia vai programar uma acção de formação destinada aos bombeiros municipais a ser dirigida por um especialista português.
“Não basta ter um bom equipamento é fundamental que os agentes estejam capacitados para manusear esta viatura com segurança”.
Já a Encarregada de Negócios do Luxemburgo em Cabo Verde, Angéle da Cruz, disse na ocasião que o veículo doado a é fruto de uma amizade existente o município de São Domingos e a sua congénere Contern de Luxemburgo.
“A corporação dos bombeiros em Luxemburgo tinha muitos materiais, e, em vez de os vender, optou por doar este camião e outros equipamentos necessários para a corporação do município de São Domingos. O camião, antes de ser enviado, foi adaptado com uma tesoura e braço de desencarceramento”.
copyright:http://anacao.cv