Comemora-se a 5 de Fevereiro, o Dia Nacional do Pescador. Neste âmbito a Câmara Municipal de São Domingos, através dos pelouros de Indústria, Turismo, Comércio, Empreendedorismo e Ambiente e Cultura, Industrias Criativas, Juventude, Desporto, Voluntariado e Associativismo, organizam a Iª Edição da Feira Gastronômica “Sabores do Mar de São Domingos”, com o objetivo de potencializar as atividades ligadas ao mar que, sem dúvida, são muito importantes para a economia local. Além disso, pretende-se, com esta iniciativa, dinamizar o turismo local, apresentando São Domingos como uma boa opção de paragem na ilha de Santiago.
Nesta senda, em dois dias; 06 e 07 de Fevereiro (Sábado e Domingo), a localidade piscatória de Praia Baixo irá acolher o referido evento em que a comunidade local, distribuída por stands, será convidada a apresentar pratos confecionados à base de peixe e mariscos. Haverá ainda outras atividades como atuação musical, exposições de fotografias e produtos do mar, conversa aberta sobre oportunidades de negócios no sector das pescas, manutenção e reparação de motores de popa e a preservação do mar e de espécies marinhas em vias de extinção.
O objetivo principal desta feira, prende-se com a realização de um fórum sobre o “Desenvolvimento das comunidades piscatórias” com vista a identificação de principais problemas existentes na comunidade e no sector das pescas e atividades conexas que afligem as comunidades piscatórias de Nossa senhora da Luz; Promover espaços de partilha de ideias e propostas de possíveis projetos e programas de desenvolvimento a implementar nas comunidades piscatórias de Praia baixo e Nossa Senhora da Luz em geral e; reforço da confiança e a auto-estima dos pescadores, peixeiras e comerciantes e demais profissionais que atuam no ramo da economia marítima na Freguesia de Nossa Senhora da Luz.
A Câmara Municipal, espera que a feira - “Sabores do Mar de São Domingos” seja uma oportunidade de negócios de modo a que os 20 expositores possam mobilizar um volume de venda satisfatórios e motivador para próximos eventos do género; que cerca de 80 homens e mulheres que atuam no ramo da economia marítima estejam melhor informados e engajados na nova abordagem e visão no que concerne a conceção, implementação e avaliação de projetos concretos de desenvolvimento para as comunidades de Praia Baixo, Achada Baleia, Baía e Moia-Moia; a partir desta primeira largada, trabalhar no sentido de institucionalizar a feira “SABORES DO MAR DE SÃO DOMINGOS”, que doravante, passará a realizar-se de forma regular e contínuo, anualmente.
Todas medidas de prevenção à COVID-19 estão acauteladas, tanto para os expositores como para com os visitantes, pelo que contamos com a tua presença, nesta que será sem sombras de dúvidas, a primeira de muitas feiras gastronômica no nosso Município.
Pode ser uma imagem de texto que diz "ထ 1a EDIÇÃO DA FEIRA GASTRONÓMICA SABORES DO MAR DE SÃO DOMINGOS 06 & 07 DE FEVEREIRO PRAIA BAIXO PATROCINADORES CVMóvel PARCEIROS MINISTÉRIO DA ECONOMIA MARÍTIMA OPORTUNIDADE"