A Assembleia Municipal reuniu-se, ontem 27 de janeiro, na sua primeira sessão ordinária para avaliar e decidir sobre as propostas de orçamento e plano de atividades da autarquia para o ano 2021.
O orçamento (estimada em 447.472.286 escudos) e o plano de atividades foram aprovados com 10 votos a favor do PAICV, 7 abstenções do MPD e 0 voto contra.
Para o líder da bancada Municipal do MPD, Admilson Moniz a sua bancada prescindiu-se dos dois “instrumentos” apresentados pela Câmara Municipal, pois segundo ele entenderam por bem dar a Câmara o Benefício da dúvida.
“Entendemos que devemos dar a Câmara o benefício da dúvida, visto que é a primeira vez que estão a produzir esses instrumentos, contamos com a inexperiência, mas com boas intenções também, esperamos que daqui a um ano a Câmara irá mostrar-nos que fizemos bem em dar-lhes o benefício de dúvida pensando sobretudo na população de São Domingos”, justificou o líder da bancada da oposição.
Por outro lado, o líder da bancada Municipal do PAICV, Ulisses Borges, afirmou que o orçamento proposto pela Câmara irá alavancar o desenvolvimento do Município em todas as áreas que estão incutidas dentro do plano de atividades apresentado.
“Nós aprovamos o plano de atividade por diversas razões: 1ª - é um plano de atividade que está concebido dentro do plano estratégico de desenvolvimento sustentável que é sugerido pelo governo da 9ª legislatura e também pela ODS - Objetivo de desenvolvimento sustentável que é recomendado pelas Nações Unidas dentro da sessão 2020–2030, 2ª - o plano de atividade também está inserida dentro da nossa plataforma que é nova esperança para São Domingos, 3ª - é um plano que aborda os 3 eixos fundamentais que são eixos de extrema importância para alavancar o desenvolvimento do Município, são eles eixo de infraestruturação, de boa governação e de coesão social”, salientou o líder da bancada municipal do PAICV.
O Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela salientou que o plano de atividade exposto está alinhado ao compromisso de governação que assumiram com o município e “este plano é para dar respostas e, para efetivar o compromisso que temos com os munícipes”.
A sessão aconteceu no salão da delegação municipal de Milho Branco.