A Vereadora da área de Indústria, Turismo, Comércio, Empreendedorismo e Ambiente, Eng. Zuleika Rodrigues, delineou dentro do seu plano de atividades um leque de ações, dentro dos quais a aposta na cadeia de valor da agricultura, visto que ela é uma das atividades do setor primário, pilar para o desenvolvimento da atividade económica no município de São Domingos.
A Autarquia local, pretende adotar a política da modernização da agricultura, aliadas à mobilização da água e introdução de inovações tecnológicas, preconizando grandes impactos, fazendo com que a agricultura deixa de ser uma atividade de subsistência e passa, paulatinamente, a ser encarada como uma atividade económica rentável, almejando a potencialização para a escala industrial.
Nesta linha a Câmara Municipal de São Domingos agendou uma formação direcionada aos agricultores do Concelho em parceria com o Programa Jovem Emprego, cujo objetivo é capacitar os agricultores em inovação de novas técnicas e tecnologias agrícolas; promover conhecimentos nas diversas operações básicas ou auxiliares nas produções agrícolas; empoderar o sector agrícola no município, contribuir para o aumento sustentável da produtividade e da qualidade dos produtos agrícolas e contribuir para a segurança alimentar.
“A Autarquia tem o total interesse nesta formação, visto que a agricultura é o fator que emprega mais de 50% da população do município, que devido á alguns desafios como a falta de água e alteração climática é preciso ajudar os agricultores sobretudo em adotar novas técnicas de produção e também ajudá-los na rentabilização dos escassos recursos que eles soldaram, com o intuito de tornar o setor agrícola mais rentável, fazendo com que as famílias tenham os seus próprios meios de sobrevivência”, salientou o Presidente da Câmara, Isaías Almeida Varela.
Por outro lado, o agricultor Silvestre Santos da localidade de Rui Vaz e a agricultora Faustina Lopes de Achada Baleia, almejam tirar o maior proveito possível da formação, aprender novas técnicas e ter melhores condições para a prática da agricultura, bem como a melhoria no acesso à água, que está em falta para o regadio.
“A Câmara Municipal apresentou-nos o projeto de Formação para os agricultores e abraçamos logo, visto que ele está dentro do nosso TDR.
Acreditamos que terminando esta formação, teremos pessoas realmente capacitadas com algumas técnicas e que nas suas localidades irão reproduzir e passar para outras pessoas mais jovens e vai desta forma desenvolver cada comunidade e oferecer mais trabalhos”, frisou a Representante do Programa Jovem Emprego de Santiago Sul, Ludmila Cabral.
A formação deu início hoje, 7 de junho, com o término para final deste mês e Será ministrada pelo Engenheiro Sérgio Roque e Doutor Nemias Gonçalves.
A Câmara Municipal de São Domingos augura sucessos e um ano agrícola promissor, aos nossos homens e mulheres do campo.