A Sociedade Cabo-verdiana de Música em parceria com a Câmara Municipal através do Pelouro de Cultura, Indústrias Criativas, Juventude, Desporto, Voluntariado e Associativismo promove 5 dias de formação destinada aos músicos, autores, artistas, parceiros, utilizadores de música do nosso Concelho, técnicos da Câmara Municipal de São Domingos e instituições parceiras.
O ponto principal da formação é capacitar os artistas, músicos, autores, formar e informá-los sobre os seus direitos e deveres.
“É sempre um sonho grande contribuir para mudar a realidade de vida dos autores, dos músicos de Cabo Verde. O nosso maior sonho é permitir que nenhum autor, músico, ou artista fique fora desse projeto e dessa família e é por isso que agradecemos imensamente esta parceria com a Câmara Municipal”, ressaltou a Presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna.
Essa formação surgiu no âmbito de uma visita realizada pelo autarca Isaías Varela e pelo vereador da área da Cultura Nelson Barros á sede da SCM.
“Vimos uma grande oportunidade para os nossos artistas, grandes homens ligados a música, á arte, (…), pois muitos podiam viver das suas criações, mas dado a falta de oportunidades e conhecimento isso não foi possível. Por isso, desde o primeiro momento abraçamos esta iniciativa, de trazer esta formação e informação para os nossos artistas, para os nossos músicos, porque hoje o mercado não é nem local, nem nacional e nem regional, mas sim um mercado global”, evidenciou o Edil, Isaías Varela.
A formação foi dividida em vários módulos, nomeadamente Visão Geral sobre o Direito de Autor e Conexos, Gestão Coletiva e Percurso da SCM, Quadro Legal Cabo-verdiano de Direito de Autor e Gestão Coletiva, Importância da Economia da Cultura e da Gestão Coletiva de Direitos, para o Desenvolvimento Local, Processos Operacionais – Documentação entre outros temas de grande relevância para os amantes da música.
“Eu parabenizo o Município de São Domingos por ser um Município tão rico na área da música e acho que Cabo Verde ainda, talvez, não soube dizer aquele obrigado quiçá dimensão da musicalidade, criatividade, das obras musicais, de filhos da música que a terra São Domingos já trouxe para o nosso país”, concluiu a Presidente da SCM, Solange Cesarovna.
A sessão teve lugar no Salão Paroquial de São Domingos e foi ministrada pela Presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) Dra. Solange Cesarovna e pelo Gestor de Operações da SMC, Dr. Mário Lucas.
Pode ser uma imagem de uma ou mais pessoas, pessoas em pé e interiores