A técnica da Direção Nacional de Educação para a área de Educação Pré-escolar, Alcinda Andrade, garantiu, esta semana, que os jardins infantis públicos e privados do nosso concelho estão a funcionar normalmente, não obstante os problemas registados a nível das instalações físicas e do excesso de crianças nalguns jardins privados.
“De uma forma geral, o balanço dos dois dias de visita (02 e 03 de novembro) aos jardins infantis do concelho é positivo, uma vez que os jardins já estão a funcionar normalmente. As crianças já regressaram e as monitoras estão a fazer os seus trabalhos de acordo com os respetivos planos de atividade”, assegurou Alcinda Andrade, que durante a visita foi acompanhada pela Equipa de Coordenação Pedagógica do Pré-escolar do nosso município, Cláudia Moniz e Ivanilda Lopes.
No entanto, a técnica da Direção Nacional de Educação apontou algumas dificuldades encontradas no decorrer da visita, nomeadamente a nível da lotação (excesso de crianças por sala) e da necessidade de melhorias nas instalações físicas de alguns jardins infantis.
“Conseguimos verificar que alguns jardins privados estão com excesso de crianças e não estão a respeitar as regras, não só de acordo com o contexto pandémico, mas também por aquilo que é considerado normal, isto é, 25 crianças por sala”, alertou Alcinda Andrade, no final dessa visita que teve como objetivo constatar como é que está a decorrer a prática educativa, assim como acompanhar e orientar os profissionais no terreno.
PROBLEMAS A NÍVEL DA INSTALAÇÕES
No que diz respeito às infraestruturas, a técnica da Direção Nacional de Educação chamou a atenção para a situação de alguns jardins privados que não estão com condições em termos de instalações, arrejamento e da própria constituição do espaço onde estão a funcionar.
Já em relação aos jardins públicos, Alcinda Andrade considerou que não estão com tantos problemas de infraestrutura, registando-se um ou outro que está a precisar de algumas intervenções, nomeadamente reparação, pintura e eliminação de fissuras nas paredes.
A técnica da Direção Nacional de Educação acredita que, com as sinergias entre a Câmara Municipal de São Domingos e a Delegação do Ministério de Educação será possível ultrapassar essas dificuldades para que as crianças estejam num espaço adequado para as suas aprendizagens e poderem desenvolver de uma forma integral e segura.
Recorde-se que o nosso concelho conta com 34 jardins infantis, entre os quais 4 são privados.
 
Pode ser uma imagem de 10 pessoas, criança, pessoas em pé, interiores e texto que diz "DESÃO DOMINGOS"