Os alunos do Município de São Domingos vão doravante dispor de vagas para cursos de licenciatura no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), Portugal, graças a um protocolo rubricado esta semana pelo edil Isaías Varela e o Presidente do referido instituto, Carlos Rodrigues
No ato de assinatura desse protocolo na tarde de segunda-feira, 24, do corrente mês, o Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, destacou a importância da diversificação de áreas de formação dos jovens do Concelho.
“É um motivo de grande satisfação para nós, porque é mais uma oportunidade que os jovens do Município estão a ter em termos de ofertas formativas e diversificação de áreas que o município precisa”, afirmou o edil, Isaías Varela, assegurando que a Autarquia vai fazer todo o esforço para que os jovens tirem proveito dessas oportunidades.
O Presidente da Câmara Municipal de São Domingos realçou ainda o fato de o protocolo contemplar uma vaga para a área de Gerontológia que, conforme argumentou, também representa uma aposta da Autarquia.
“A Gerontologia é uma área em que também estamos a apostar. Queremos ter pessoas com capacidade para lidar com os nossos idosos. Por isso, não queremos desperdiçar esta oportunidade de formação. Apesar de já haver em Cabo Verde formação na área dos cuidados, ter uma pessoa formada na área de Gerontologia é uma mais-valia. Vai-nos ajudar a materializar a nossa política social”, argumentou Isaías Varela, As nove vagas disponibilizadas para 2022/23 contemplam uma vaga para cada um dos seguintes cursos: Educação Social e Gerontológica, Agronomia, Design do Produto, Engenharia Civil e do Ambiente, Engenharia Informática, Engenharia Mecatrónica, Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia, Turismo (pós-laboral) e Desporto e Lazer.
São Domingos: primeira autarquia com protocolo com IPVA
O Presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, não só sublinhou a importância do referido protocolo, mas também o fato de a Câmara Municipal de São Domingos ter sido a primeira autarquia cabo-verdiana a rubricar tal documento.
Carlos Rodrigues apontou o foco na formação em áreas que sejam mais necessárias para São Domingos e a sintonia dos alunos com o seu processo de desenvolvimento do Município.
“A importância da assinatura desse protocolo é grande, visto que a Câmara Câmara Municipal de São Domingos tem uma visão mais ampla dessa formação, pois nós não queremos que os alunos apenas estudem connosco, mas também que participem naquilo que é o interesse desta região”, explicou o Presidente do IPCV, que espera contar com o apoio da Autarquia para que os alunos possam aproveitar as vagas disponibilizadas.
A propina estabelecida para o ano letivo 2022/23 varia entre 1.000 e 1200 euros anuais, em função da licenciatura escolhida, para cada estudante admitido e poderá ser paga em dez (10) prestações mensais, com a primeira prestação a ser paga no ato da matrícula.
O protocolo tem a duração de um ano, porém é renovável.