O Dia do Município de São Domingos foi assinalado por um conjunto de atividades, quer de cariz religioso, quer institucional e protocolar, sendo os pontos mais altos, a Missa de Ação de Graças e a Sessão Solene da Assembleia Municipal.
Nesta edição comemorativa, os tradicionais eventos foram prestigiados pela presença de altas personalidades do cenário político, religioso, militar e civil nacionais e internacionais, destacando-se a Sua Excelência o Presidente da República, Dr. José Maria Neves, o Cardeal e Bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, Membros do Governo, o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, os Presidentes das Autarquias vizinhas bem como, Autarcas das Câmaras geminadas de Lagoa e Barcelos, Portugal, dentre outras.
Este ano, o programa de atividades, concentrou-se na Freguesia de Nossa Senhora da Luz, especificamente, na localidade de Baia de Alcatraz, tendo o Edil justificado esta decisão pela necessidade de valorizar as potencialidades desta importante parcela do território municipal, nos dominios do turismo, da agricultura, da pesca, e da cultura religiosa, monumental e histórica, conquanto, persiste, na mesma proporção, grandes adversidades e limitações, mormente no que toca à infraestruturação da região que exigem investimentos para a transformação das potencialidades em oportunidades.
O Edil realçou que, a Câmara Municipal, por si só, não conseguirá enfrentar tais desafios, pelo que, a convergência de esforços a diferentes níveis, torna-se imprescindivel.
O Presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Dr. Isaías Varela, em declarações públicas, a margem dos eventos, afirmou que a iniciativa foi estratégica, visando além de prestigiar a região e as Populações locais, aproveitar a presença de altas Personalidade, em diferente níveis de poder e decisão, e/ou com influencia política, fazer com que estas tivessem a oportunidade de constatar, in loco, a descrita realidade, envolvendo exigentes desafios que, não obstante a grande vontade e abnegado trabalho da atual Equipe Camarária, por si só, não poderá vence-los.
Nessa perspetiva, o Edil considera determinante o estabelecimento de fortes e edificantes alianças e parcerias entre o Poder Local, o Poder Central, Entidades Públicas e Privadas, nacionais e internacionais.
Dentre os setores de destaque para uma forte aposta, o Edil, elege o Turismo como sendo prioritário, dado que, este seria um potente impulsionador para o progresso dos demais setores e, consequentemente, para alavancar o desenvolvimento economico e social, não só da Freguesia de Nossa Senhora da Luz, como do Município na sua globalidade.
O Chefe do Estado, Dr. José Maria Neves, a quem coube presidir o Ato, em sua elocução, por sua vez, salientou a necessidade do Poder Central focalizar esforços na promoção do desenvolvimento integrado e igualitário dos Municípios, tendo ainda apresentado sugestões de reformas passíveis de corroborar com o municipalismo, designadamente, o reforço da cooperação intermunicipal com a instituição da Região Metropolitana de Santiago Sul, a criação do Fundo de Desenvolvimento Local e Regional, a revisão do estatuto da oposição democrática a nível das autarquias, e o empoderamento da Assembleia Municipal, de modo a que esta possa exercer eficientemente a sua função fiscalizadora das atividades das Câmara Municipais.
 
275733154_266079382365961_1371487269665497505_n.jpg